Início
Resultados do projecto
Sobre Nós
Descrição do Projecto
Search sitemap

Governos Locais participam na Gestão Integrada de Recursos Hídricos 

O conjunto de Materiais 'O Governo Local e a Gestão Integrada de Recursos Hidricos (GIRH)'

Qual o papel dos governos locais na Gestão Integrada de Recursos Hídricos? Como é que actualmente participam? Qual a importância da sua participação? Quais os vantagens? E no futuro, como podem fortalecer  e melhorar a sua contribuição para o melhoramento do acesso a água potável?

 

Estes são os assuntos tratados pelo projecto “LoGo Water”, que tem como objectivo ajudar os governos locais da região do sul da África (SADC) a envolverem-se activamente na Gestão Integrada de Recursos Hídricos (GIRH). Nove instituições e organizações do sul de África e da União Europeia, que são especialistas nas áreas de gestão de recursos hídricos e em governos locais, estão a implementar este projecto entre Janeiro de 2005 e Março de 2008. Mais informações sobre o projecto  Mais informações sobre os parceiros

 

Os governos locais e o acesso à água

O acesso a água potável como base para toda a vida é um direito humano. Os governos locais ao participarem na Gestão Integrada de Recursos Hídricos podem contribuir para assegurar o acesso a água potável para os habitantes dos seus distritos, cidades, vilas e aldeias sem com isso comprometerem a disponibilidade de água nas outras áreas da sua bacia hidrográfica. Definição de GIRH

 

As vantagens da GIRH

A GIRH permite um desenvolvimento eficaz tanto a nível ecomómico como social, ao mesmo tempo que salvaguarda a equidade e a viabilidade dos ecossistemas aquáticos a longo prazo. Isto pode ser conseguido atarvés de uma questão coordenada dos diferentes utilizadores locais e regionais.

 

Os governos locais como intervenientes principais na GIRH a nível local

Os governos locais são as entidades que se encontram melhor posicionadas para assegurar o acesso à água potável aos membros das suas comunidades. São eles que estão mais perto da situação, ou seja, dos que utilizam os recursos hídricos locais e por isso podem compreender melhor as sua necessidades. Quando apoiados por processos participativos eficazes, os governos locais são também os intervenientes mais habilitados para identificar e executar as soluções encontradas.

 

Os governos locais na GIRH a nível regional

 

É igualmente crucial que os governos locais tenham um papel na GIRH a nível regional, uma vez que é aí que são tomadas decisões e implementadas actividades que afectam a situação local. Ao intervirem ao nível regional, os governos locais podem contribuir para que se  “pense regionalmente” quando se “actua localmente”.

 

Os governos locais como parte activa no projecto

Devido à importância dos governos locais na GIRH, foram seleccionadas 8 cidades e vilas, localizadas na bacia hidrográfica do rio Limpopo, que irão trabalhar em colaboração com os parceiros do projecto “LoGo Water”. A sua colaboração irá assegurar que o LoGo Waterreflecte adequadamente as realidades dos governos locais do Sul de África e que os resultados do projecto serão úteis e aplicáveis às suas realidades. Como participar

 

Contacto:

logowater(at)iclei.org

 

Downloads: 

Sumário do projecto [Português, PDF, 68Kb]

Folheto  do projecto [Português, PDF, 257Kb]

Sumário do projecto [English, PDF, 31Kb]

Folheto do projecto [English, PDF, 253Kb]

 






European Union Flag LoGoWater is funded by the European Commission Research Directorate General. Contract Number 003717.
Site and graphics created and maintained by ICLEI 2005
Powered by Typo3